AEROPORTO - CHECK-IN (ESCOLHA DA COMPANHIA AÉREA/CARTÃO DE
EMBARQUE/PERGUNTAS/AVIÃO/ASSENTOS):
ESCOLHA DA COMPANHIA AÉREA:
Muitas companhias aéreas fazem vôos para Orlando,
desde as nossas conhecidas Gol, Avianca e Tam à American Airlines, United Airlines,
Delta, Copa, Lan, Aeromexico, TACA, US Airways e outras.
As companhias são quase iguais no quesito
''espaço'' entre as fileiras, comida e outras coisas. Acho que o importante
(pelo menos pra mim) são as escalas! A maioria esmagadora dos vôos para Orlando
têm uma ou mais escalas, acho que só a Tam e a Delta que têm vôos diretos e que
são mais caros do que se tivessem escalas. Acho que é muito importante ver o
número de escalas X quantas horas em cada escala X preços (muito importante,
né? ). EU DETESTO escalas então só faço vôo com uma escala, além disso, mais de
5 horas é demais para mim. Já fiz uma escala de 5 horas em Miami e cheguei
EXAUSTA em Orlando, ou seja, 5 horas é meu limite! Mas aí, vai de cada um; tem
gente que não se importa de fazer duas escalas ou de fazer uma escala de 20 horas
(não é exagero, já vi ofertas de vôos com escala de 20 horas e de 22 horas).
Minha família escolheu a AA (American Airlines) e
fizemos uma escala de quase 5 horas em Miami. Os comissários de bordo foram bem
simpáticos com todos (no começo do vôo uma bebê não parava de chorar e berrar,
uma comissária veio e começou a cantarolar enquanto mexia em um ponto
''estratégico'' na testa da bebê. Ela parou na hora, foi incrível! Ela até
ensinou aos pais como fazer!) e a comida foi razoável (já comi melhores em
avião mas NÃO era ruim, tanto que eu comi quase tudo em todas as refeições).
Tenho uma vizinha que foi pela Copa e adorou, me falou muito bem da companhia.
Disse também que os comissários foram bem simpáticos e que a comida era muito
boa.
CARTÃO DE EMBARQUE:
Se o seu vôo tiver escala, coisa que é super comum nós vôos que saem do Brasil com destino final em Orlando, na hora do check-in peça para a atendente fazer os seus dois check-ins. Explico: meu vôo saiu de São Paulo (Guarulhos), ia fazer uma escala em Miami (5 horas de espera) e depois iria para Orlando. Na hora do check-in a atendente da American Airlines já fez todos os check-ins e nos deu os dois cartões de embarque: o cartão de embarque de Guarulhos - Miami e o cartão de embarque de Miami - Orlando. Assim, quando chegamos em Miami não precisamos fazer outro check-in e fomos direto para o portão de embarque. Nós vimos como isso foi útil porque só depois de quase uma hora que começaram a chegar alguns brasileiros que estavam no nosso vôo (Guarulhos - Miami) e também iriam para Orlando.
PERGUNTAS:
Outra coisa é que na hora de despachar as malas os
atendentes fazem muitas perguntas e que as vezes parecem ser muito bobas, mas a
atendente nos explicou que essas perguntas são obrigatórias e eles fazem desde
o atentado de 11 de Setembro. São perguntas como "Alguém pediu e está
mandando alguma encomenda por você?", "Alguém além de você mexeu na
sua mala?", "Você fez sua mala sozinha?" .
ATENÇÃO: nós (brasileiros) temos mania de fazer
palhaçadas nessas situações, mas se você responder qualquer coisa ''anormal'' -
mesmo que seja de brincadeira - você NÃO embarcará. E eu não estou falando isso
pra assustar, isso é real, a prima de uma amiga minha fez palhaçada na hora de
responder uma dessas perguntas e foi proibida de embarcar!!! Então mesmo que a
pergunta nos estresse por ser tão óbvia e repetitiva, é só responder com calma
e tranquilidade "eu fiz minha mala", "ninguém está mandando
nada", "ninguém mexeu na minha mala" e etc que dará tudo certo.
AVIÃO:
O avião da AA de Guarulhos - Miami e Miami - Guarulhos tinha assentos 2 x 3 x 2 como na seguinte foto (retirada do Google):
O avião da AA de Miami - Orlando e Orlando - Miami
era menor, tinha assentos 3 x 3 como na seguinte foto (retirada do Google):
ASSENTOS:
Na hora de fazer o check-in você poderá escolher o
seu lugar de acordo com os lugares vagos e muitos brasileiros tentam fazer uma
''malandragem'' para ganhar um lugar a mais. Explico: em cada fileira do avião
tem 7 assentos dividido em 3 ''colunas'', a primeira coluna tem dois assentos
no canto direito (janela e corredor), a segunda coluna tem três assentos no
meio e a terceira coluna tem dois assentos (corredor e janela). Fomos viajar
eu, minha mãe e meus dois irmãos. Eu e
um irmão sentamos na coluna esquerda, eu na janela e ele no corredor, tudo
certo. Porém, não tinha mais assentos nessas colunas que são apenas dois
assentos, mas tinha uma coluna do meio com os 3 assentos livres, a própria
atendente da American Airlines disse que marcaria meu irmão no primeiro assento
e minha mãe no terceiro porque dessa forma dificilmente alguém escolheria
sentar no segundo assento pois seria no meio de dois desconhecidos e assim eles
ganhariam um lugar a mais para ficar mais a vontade. Eis que ao chegar no avião
esse segundo assento estava ocupado, ou seja, sentaria meu irmão mais novo, um
desconhecido e minha mãe. Mas não teve problema, minha mãe pediu para trocar de
lugar com o homem, ele trocou sem problema algum e assim sentou o homem, minha
mãe e meu irmão. As vezes dá certo, mas as vezes não! Por isso não vá com a
certeza de que conseguirá esse lugar a mais, ok?
Peguei a foto abaixo no Google e coloquei as setas
para mostrar o que muitas pessoas fazem (inclusive minha mãe tentou fazer
aconselhada pela própria atendente da companhia). É como se minha mãe e meu
irmão tivessem escolhido os assentos que têm as setas e assim eles
''ganhariam'' o assento do meio.
Bom pessoal, é isso por hoje. Espero que tenham gostado e que tenha sido útil!






Nenhum comentário:
Postar um comentário